Centro de Capacitação

O projeto



Saiba como funciona o projeto


Através de uma parceria de gestão público-privada com a Prefeitura Municipal de Barueri, o Instituto EduSA - Educação e Saúde (antigo Instituto Proeduca) atualmente administra os quatro Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri, oferecendo cursos e atividades gratuitas para munícipes, através do Projeto Barueri Integra.

Hoje, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri são vinculados à Secretaria da Mulher de Barueri e sob a supervisão da Comissão da secretaria da Mulher e da Secretaria de Suprimentos de Barueri, o Instituto EduSA coloca o Projeto Barueri Integra em prática.

O Projeto Barueri Integra foi planejado para o atendimento da mulher e sua família, através da oferta de cursos de formação e desenvolvimento para crianças, jovens e adultos; atividades culturais; opções de lazer para toda a família; além de cursos profissionalizantes e de geração de renda para jovens e adultos, de forma a direcioná-los ao primeiro emprego, promover sua reinserção no mercado de trabalho ou instigar o empreendedorismo.


Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri


Nos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri são atendidos mensalmente mais de 5.000 alunos se somarmos os quatro polos que ficam nos bairros do Engenho Novo, Jardim Paraíso, Parque dos Camargos e Parque Imperial.

Através do Projeto Barueri Integra, do Instituto EduSA, os munícipes de Barueri contam com cerca de 30 opções de cursos gratuitos:

  • Cursos de Formação e Desenvolvimento: Jogos Lúdicos, Reforço Escolar e Inglês;

  • Cursos Culturais: Artesanato, Ballet, Circo, Grafite, Violão, Bateria, Dança do Ventre, Zumba, Street Dance, Sertanejo, Canto e Coral, Rap e DJ.

  • Cursos Profissionalizantes: Orientação Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Aux. Administrativo, Aux. Contábil e RH, Atendente de Farmácias e Drogarias, Aux. de Veterinário e Pet Shop, Aux de Cabeleireiro, Aux. de Logística, Capacitação de Babás, Cuidador de Idosos, Massoterapia, Estética Facial, Estética Corporal, Telemarketing, Propaganda e Marketing, Como elaborar um bom currículo e Primeiros Socorros, Depilação Profissional e Design de Sobrancelhas e Portaria e Recepção.

As atividades esportivas como o Judô, Futebol Society, Rugby e Karatê são ministrados pelo GRB – Grêmio Recreativo de Barueri e acontecem dentro dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri. Há também o curso de informática que atualmente é ministrado pela Escola Assinco.


Opções de Lazer para Alunos


Dentro de cada Centro de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri, esta projetada a adequação de espaços e como a brinquedoteca, playground e espaços de convivência que são supervisionados por monitores e atendem crianças menores de sete anos enquanto as mães estão em aula.

Os alunos também contam com espaços de lazer para os momentos de intervalo entre uma atividade a outra, como a sala de jogos com mesa de ping pong, tabuleiros de damas e xadrez, hockey de mesa e pebolim que ficam à disposição dos munícipes.

Temos também um Cyber com computadores e acesso à internet para que os alunos possam fazer pesquisas escolares, cursos ou desfrutar de momentos de lazer.

Todos os inscritos em uma ou mais atividades podem usufruir desses espaços e único pré-requisito para frequentar as aulas nos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri é ser munícipe de Barueri.


Opções de Lazer para todos


Cinema no CCPL
Uma vez por mês nos polos do Engenho Novo e do Parque dos Camargos temos o Cinema no CCPL, com uma programação de filmes atuais que são transmitidos em uma tenda climatizada com sessões para até 100 pessoas.

Eventos, apresentações culturais e workshops
Periodicamente são realizados eventos, apresentações culturais e workshops que são abertos tanto para alunos quanto para visitantes.

Projeto Férias Divertidas
Na época de recesso escolar que acontece nos meses de julho e de janeiro temos o Projeto Férias Divertidas. Nesse período todas as atividades culturais e de formação e desenvolvimento ficam abertas ao público interessado e não é preciso efetuar matrícula para participar é só chegar e brincar.

Relatórios Anuais





©2014 Todos os direitos reservados.

http://www.barueri.sp.gov.br/