Centro de Capacitação

Notícias

Imigrantes haitianos fazem curso de Língua Portuguesa gratuito no CCPL do Engenho Novo

Publicado em 11/03/2015


Em 2010 o Haiti passou por grandes dificuldades devido ao terremoto que deixou muitas pessoas desabrigadas, desde então a população haitiana tem buscado novas oportunidades em outros países, principalmente no Brasil. A maior parte desses imigrantes entra pelo estado do Acre e depois vai para outras regiões do país, sendo São Paulo um dos destinos favoritos. Mas apesar do Brasil ter se mostrado receptivo, o maior problema para eles está na inserção no mercado de trabalho, por conta da falta de fluência na Língua Portuguesa.

Em Barueri há uma grande concentração de imigrantes haitianos no bairro do Engenho Novo e por isso, foi criado o curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros no Centro de Capacitação Profissional e Lazer João Ricardo Pelúcio Rosa. O curso tem como foco ajudá-los a aprimorar o idioma e se inserir na sociedade, com aulas gratuitas de Língua Portuguesa.

As aulas são ministradas por duas educadoras que ensinam sobre a gramática e a cultura brasileira e uma educadora que fala inglês e faz a intermediação para os estrangeiros que dominam menos a língua portuguesa, o curso ocorre todas as segundas e quartas-feiras das 20h00 às 21h00 e nas quintas-feiras das 19h00 às 21h00.

O Idioma oficial do Haiti é o Crioulo, língua que é falada por mais de 8,5 milhões de haitianos. Cerca de 90% do vocabulário é baseado no Francês, segunda língua oficial do país, mas muitos haitianos chegam a falar até quatro idiomas, Crioulo, Francês, Inglês e Espanhol, e ainda vêm para o Brasil aprender a Língua Portuguesa.

“É muito importante para nós aprender português, porque no Brasil não se fala Crioulo, e o curso ajudou com muita coisa, não só no trabalho, mas também para poder fazer amigos aqui no Brasil” diz o aluno John Wide Platel do Curso de Português para Estrangeiros.

Para fazer o curso de Português para estrangeiros basta se inscrever no Centro de Capacitação Profissional e Lazer João Ricardo Pelúcio Rosa que fica na rua Otávio Calegari, 66, Engenho Novo. A documentação necessária é uma foto 3x4, cópia do RG e comprovante de endereço de Barueri. Para mais informações ligue para: 4199-0798 ou 4198-8565 ou acesse a nossa página de cursos e atividades gratuitas e que estão à disposição de todos os munícipes de Barueri.


Confira a entrevista com o aluno John Wide Platel do Curso de Português para Estrangeiros:





©2014 Todos os direitos reservados.

http://www.barueri.sp.gov.br/