Centro de Capacitação

Notícias

Cinema no CCPL: Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri utilizam cinema como instrumento de aprendizagem

O Cinema no CCPL acontece mensalmente nos CCPLs João Ricardo Pelúcio Rosa e Ésio Augusto de Souza

Publicado em 22/07/2016

Tornar o aprendizado dinâmico, lúdico e prazeroso é um dos obstáculos do ensino dentro das salas de aula. Pensando nisso, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri, mantidos pela prefeitura municipal através da Secretaria da Mulher promovem mensalmente sessões gratuitas de cinema com o projeto “Cinema no CCPL” nas unidades do Parque dos Camargos e Engenho Novo.

Professores e escolas da rede pública de ensino de Barueri podem agendar uma sessão de cinema e utilizarem a estrutura dos CCPLs para trabalharem diversos temas em sala de aula, usando filmes como instrumento de aprendizagem. Como fez a EMEI João Fernandes, no CCPL Ésio Augusto de Souza, do Parque dos Camargos. No dia 20 de maio, a escola levou pais e alunos para trabalhar os temas “família” e “diversidade” e se divertirem com “Meu Malvado Favorito”.

Para Fabiana, mãe da Isabelle, aluna da EMEI João Fernandes “O projeto é legal para reunir a família e fazer com que os pais tenham mais um contato com os filhos, porque hoje em dia está bem difícil esse contato e o Centro de Capacitação está facilitando esse dia pra gente se divertir com a criançada”, a munícipe participa pela primeira vez do Cinema no CCPL e já garante “quando tiver novamente eu vou voltar”.

Segundo a diretora da escola, Elaine Cristina, “O Projeto Cinema é uma importante parceria entre o CCPL do Parque dos Camargos e a EMEI João Fernandes, que possibilita a todos os alunos apreciar e vivenciar as artes cinematográficas como uma manifestação cultural e artística. Especialmente neste mês esta parceria promoveu uma exibição especial em homenagem às mães, onde as mesmas puderam assistir um filme divertido e encantador ao lado de seus filhos saboreando uma pipoca quentinha. Ao final da sessão de cinema foi servido um delicioso lanche com suco para confraternizar esse momento especial.” contou a diretora.



O mesmo aconteceu no mês de junho, no CCPL João Ricardo Pelúcio Rosa, do Engenho Novo, que recebeu as escolas EMEI Gilberto Florêncio e a escola Vandeir Ribeiro, ambas localizadas no bairro, os alunos puderam assistir “O Pequeno Príncipe” e “Cada um na sua casa”, os filmes foram escolhidos pelas próprias professoras e foram usados em sala de aula sem fugir às diretrizes do currículo escolar municipal.

A criançada se divertiu com seus colegas e professores e pretendem voltar. “Eu gostei muito do filme, meus amigos também gostaram, minha mãe vai me trazer de novo e eu gostei muito”, conta o aluno Robert Santos de Santana, da EMEI Gilberto Florêncio. Com o objetivo de levar entretenimento e aprendizado, o CCPL Engenho Novo oferece uma estrutura com capacidade para 100 expectadores por sessão. A aluna Victória Raphaela da Silva Barbosa já confirmou presença: “Gostei do filme e eu vou falar para a minha mãe voltar comigo de novo”, disse.

As professoras da escola também gostaram do Projeto e têm pretensão de voltar outras vezes. “Adoramos conhecer o projeto, pretendo voltar mais vezes e indicar para outras turmas, ”, afirmou Katherine Rodrigues Araújo, professora na escola Gilberto Florêncio.


©2014 Todos os direitos reservados.

http://www.barueri.sp.gov.br/