‘Novembro Azul’: CCPLs de Barueri promovem ações de conscientização em apoio à campanha de prevenção ao câncer de próstata

As ações contam com a atuação da equipe psicossocial e de todos os colaboradores que atuam nas quatro unidades do CCPL



Por CCPLBarueri - Publicado em 08/11/2021

‘Novembro Azul’: CCPLs de Barueri promovem ações de conscientização em apoio à campanha de prevenção ao câncer de próstata
A fim de oferecer um serviço de utilidade pública para toda a comunidade, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri sempre realizam iniciativas em apoio às campanhas voltadas à saúde e ao bem-estar da população em geral. Por isso, este mês, o foco é conscientizar a população, especialmente o público masculino, sobre a campanha ‘Novembro Azul’ que visa a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Esta é uma campanha de conscientização realizada por diversas instituições em todo o mundo alertando a respeito de doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata. O objetivo principal é quebrar o preconceito masculino de ir ao médico realizar exames importantes e alertar a todos sobre a importância dos hábitos saudáveis para a prevenção desse tipo de câncer, que é o segundo mais frequente entre os homens no país.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 68.840 novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados em 2020. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e os sinais costumam ser muito discretos, quase imperceptíveis. Dentre os principais estão dificuldade de urinar, urinar em gotas ou jatos sucessivos, vontade incontrolável de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia. Homens com histórico dessa doença na família devem redobrar a atenção.

Em 95% dos casos, os sintomas aparecem em estágio avançado, isso porque ainda há muito preconceito e receio entre o público masculino acerca dos exames preventivos, o que aumenta a taxa de óbitos. Por isso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo aos pacientes.

Pensando nisso, a equipe psicossocial que atua nas quatro unidades do CCPL, sempre busca levar orientações valiosas no combate a esse câncer. Através de ações e palestras socioeducativas, as psicólogas e as assistentes sociais procuraram desmistificar preconceitos, combater resistências e conscientizar a população masculina a respeito da necessidade de cuidar do seu corpo e da mente. Afinal, cuidar da saúde também é coisa de homem.






OUTRAS NOTÍCIAS