A ‘Roda de Conversa’ deste mês trouxe orientações muito importantes sobre o tema ‘Dependência Química’

O momento promoveu orientações quanto aos perigos do consumo excessivo de bebida alcóolica e serviu para esclarecer as dúvidas dos participantes



Por CCPLBarueri - Publicado em 26/02/2021

A ‘Roda de Conversa’ deste mês trouxe orientações muito importantes sobre o tema ‘Dependência Química’
Na manhã desta quinta-feira (25), foi realizada mais uma ‘Roda de Conversa’ online conduzida pela equipe psicossocial dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri. Com o tema ‘Dependência Química’, a iniciativa contou com a participação de munícipes, professores e colaboradores das quatro unidades dos CCPL’s.

Através do aplicativo Zoom, as psicólogas Emilaine Justus e Fabiana Zucoli dirigiram a ação, com o apoio das assistentes sociais Nilda Mota e Lilia Vasconcellos, orientando os participantes e tirando dúvidas sobre um assunto polêmico: a dependência química, com foco no consumo compulsivo de bebidas alcóolicas, concluindo assim, as ações de conscientização do mês de fevereiro, que é considerado o mês do combate ao alcoolismo.

Na ocasião, uma das participantes, a senhora Lúcia de Fátima, trouxe um depoimento muito emocionado, no qual relatou que vive o drama do alcoolismo dentro de casa com um familiar. Com muito respeito e responsabilidade, as psicólogas prontamente a acolheram e se comprometeram em dar continuidade ao atendimento de forma privada.

Durante a conversa, as profissionais da equipe psicossocial ressaltaram que o alcoolismo é uma doença crônica que pode inclusive, desencadear a dependência em outras drogas. De acordo com Emilaine, o alcoolismo é uma das principais causas que levam as pessoas à situação de rua. “Muitas vezes a família não sabe lidar com essa doença, não sabem onde procurar ajuda. Com isso, aquele familiar que está dependente do álcool, vai parar nas ruas e lá tem acesso à outras drogas baratas, como o crack, por exemplo. Geralmente a pessoa que tem um vício, também é portadora de depressão ou ansiedade”, comenta a psicóloga.

As profissionais também explicam que é preciso estar atendo aos sinais, como a mudança de comportamento. E procurar ajuda o quanto antes. Caso o dependente químico não aceite se tratar, a família deve iniciar o tratamento para aprender a lidar melhor com a situação, isso por quê, fazer a internação da pessoa viciada contra a sua vontade não costuma dar bons resultados.

O alcoolismo é uma doença que não tem cura, porém existem tratamentos especializados e é possível fazer o controle. O primeiro passo é o paciente reconhecer a doença para aceitar receber ajuda e o tratamento necessários.

ALCOOLICOS ANÔNIMOS - AA

Os Alcoólicos Anônimos são uma comunidade com carácter voluntário que reúne homens e mulheres que desejam alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas. Há grupos do AA disponíveis em todo o Brasil, e em Barueri, temos o grupo ‘Só Por Hoje - 32’, que atua na rua Campos Sales, 639, Centro, Barueri-SP. Tel. (11) 3315-9333.

PASTORAL DA SOBRIEDADE

A Pastoral da Sobriedade é um grupo vinculado à Igreja Católica que, assim como o A.A., acolhe, atende e reúne pessoas e famílias que querem vencer o alcoolismo, independentemente praticarem alguma religião ou não. Lá o trabalho também é voluntário e há diversos grupos em Barueri, sempre vinculados à Diocese de Osasco.

Entre os mais conhecidos, temos os da Paróquia Santa Cruz, com reuniões às terças-feiras às 20h, na comunidade São Judas Tadeu, que fica na rua Carajás, 485, São Silvestre, Barueri; e às quintas-feiras às 20h, na comunidade Santa Catarina de Alexandria, localizada na avenida Lourenço Zácaro, 961, Jardim Califórnia, Barueri. E também o grupo da Paróquia Mãe da Igreja, que se reúne às terças-feiras às 19h30 na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 761, Jardim Silveira, Barueri.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL DOS CCPL’s

A equipe psicossocial dos CCPL’s está disponível para acolher e orientar os munícipes, inclusive oferecendo o encaminhamento especializado, caso seja necessário. Nas redes sociais, este trabalho é divulgado utilizando a hashtag #EstamosAqui, visando atingir um público maior.

Para agendar um horário, basta ligar em uma de nossas unidades ou entrar em contato pelo Sistema de Atendimento ao Usuário – SAU, no telefone (11) 4382-4683. Quem preferir, também pode enviar um e-mail para psico@animainstituto.org.br.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Com frequência o alcoolismo atinge pessoas em situação de vulnerabilidade social e em Barueri, o principal canal de ajuda à população mais carente é a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Além dos serviços mais frequentes (distribuição de cestas básicas, óculos, próteses, órteses, colchões, fraldas especiais, Bolsa Família e cadeira de rodas), a união com o Fundo Social de Solidariedade municipal ampliou o alcance das ações sociais a quem mais precisa.

Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri – CCPL Barueri, são os braços da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social nos bairros, promovendo ações de conscientização e encaminhamentos para apoios sociais de acordo com o que a lei prevê, em benefício de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fica na avenida 26 de Março, 1159, Centro, Barueri. E atendem de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (11) 4199-2800.






OUTRAS NOTÍCIAS