Este mês os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri trabalharão a campanha ‘Abril Azul’, a fim de conscientizar a população sobre a importância da inclusão de pessoas com autismo. A campanha foi instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista - TEA.
O autismo ou Transtorno do Espectro Autista – TEA, é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode ser caracterizado pelas mudanças na capacidade de comunicação e na interação social, além da manifestação de comportamentos repetitivos e/ou algum grau de alteração no desenvolvimento. Seu diagnóstico é fundamentalmente clínico, realizado por meio da observação do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores. O tratamento do TEA envolve diversos profissionais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pedagogos, entre outros.
De acordo com a ONU, a taxa de autismo em todas as regiões do mundo é alta e a falta de compreensão têm grande impacto sobre os indivíduos, suas famílias e comunidades. A estigmatizarão e a discriminação associadas às diferenças neurológicas continuam sendo obstáculos substanciais ao diagnóstico e às terapias, uma questão que deve ser abordada tanto pelos formuladores de políticas públicas nos países em desenvolvimento quanto pelos países doadores.
Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention - CDC, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas, ou seja, um caso de autismo a cada 110 pessoas. Pensando em bem acolher e incluir essas pessoas, durante todo o mês, serão realizadas ações de conscientização em apoio à campanha ‘Abril Azul’, nos Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri.
Confira a programação em uma de nossas seis unidades. Para mais informações, envie uma mensagem para o nosso WhatsApp (11) 4382-4684.