CCPL Barueri

Capacitação Profissional Lazer

Centros de Capacitação Profissional Lazer

Agentes da Defesa Civil percorrem as quatro unidades do CCPL promovendo palestras sobre os primeiros socorros

Em palestras feitas nas unidades do CCPL, o público recebeu orientações que podem ser decisivas no atendimento a potenciais vítimas de um acidente



Por CCPLBarueri - Publicado em 14/10/2019

Agentes da Defesa Civil percorrem as quatro unidades do CCPL promovendo palestras sobre os primeiros socorros
Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, Sergio Ricardo Morelli e Adair Liberato de Oliveira, agentes da Defesa Civil de Barueri, estiveram em três unidades do CCPL: Engenho Novo, Parque Imperial, Jardim Paraíso, respectivamente. Os agentes promoveram em cada uma das unidades uma palestra com esclarecimentos sobre primeiros socorros. Já no CCPL Parque dos Camargos, a palestra foi ministrada por Sergio Ricardo Morelli e Roberta Angelozi no dia 11 de outubro. O público que esteve presente nas unidades era variado e incluiu alunos, funcionários e munícipes.

Sobre o objetivo desses encontros com o público, Morelli diz: “Nossa finalidade é proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades que os capacitem a executar medidas básicas de primeiros socorros”, deixando claro que não se trata de um curso de aprofundamento e que os participantes deverão analisar “o que podem fazer, o que é necessário fazer e, principalmente, o que não fazer” em uma situação crítica.

Na ocorrência de um acidente, as pessoas não podem agir de modo impulsivo, já querendo correr e intervir sobre potenciais vítimas. Elas devem analisar o que estão aptas a fazerem. Um procedimento errado ou mal feito pode piorar o quadro da vítima ou, em casos mais graves, levá-la à morte. Isso pode levar a pessoa a responder processo.

Morelli dá a definição de primeiros socorros, quando diz que eles “são os procedimentos prestados inicialmente àqueles que sofreram acidente ou doença, com a finalidade de evitar o agravamento da vítima até a chegada da ajuda especializada”. Pouco depois, aponta aquela que é uma das primeiras obrigações na prestação de socorro: “Chamar o socorro! Essa é a obrigação que nós temos, isso enquanto cidadãos, enquanto seres humanos”, diz o agente.

Em muitas das situações de acidente ou de emergência, as pessoas não sabem exatamente a quem solicitar socorro ou esperam até que alguém tome alguma iniciativa. Em tal circunstância, o agente Morelli aponta alguns órgãos que podem - e devem - ser imediatamente acionados e seus respectivos números de telefone: Polícia Militar - 190; Polícia Rodoviária Federal - 191; SAMU - 192; Corpo de Bombeiros - 193; Polícia Rodoviária Estadual - 198; Defesa Civil - 199.

Ao longo de sua fala, Morelli explica de forma clara a definição do que é omissão de socorro. “A lei deixa bem claro o fato de que você vai omitir socorro quando você deixa de prestar assistência quando possível fazê-lo”. Esse “quando possível fazê-lo” é algo a ser analisado com muito cuidado, pois ainda que uma pessoa não possa socorrer a vítima fisicamente, ela pode acionar quem se encarrega desses serviços e pode prestar informações valiosas aos socorristas contando aquilo que viu, convergindo para a prestação de socorro.

Em relação a quem se lança à realização dos primeiros socorros, mais especificamente, ele cita pontos que devem ser sempre observados. “Quando você presta assistência à pessoa? Quando você não está em risco”. “Em primeiro lugar, deve estar a minha segurança, ou a segurança de vocês, quando vocês forem prestar qualquer apoio. Em qualquer situação, mantenha-se em uma posição segura”. Ao longo de sua fala, ele cita ainda a necessidade de sempre agir com calma e de forma ordenada.

Outras informações práticas repassadas pelos agentes incluíram procedimentos em casos de a cortes, fraturas, queimaduras, desmaios, convulsão. Como proceder em situações de engasgamento, usando a famosa Manobra de Heimlich e como realizar a massagem cardíaca, também conhecida como reanimação cardiorrespiratória, entre outros.

Outras informações práticas repassadas pelos agentes incluíram procedimentos em casos de a cortes, fraturas, queimaduras, desmaios, convulsão. Como proceder em situações de engasgamento, usando a famosa Manobra de Heimlich e como realizar a massagem cardíaca, também conhecida como reanimação cardiorrespiratória, entre outros.

A SERVIÇO DAS PESSOAS

Através de seus variados cursos, o CCPL promove a difusão da cultura e o crescimento das pessoas, por meio de conhecimento e entretenimento que sejam significativos. Contudo, também é missão do CCPL a difusão de informações de utilidade pública como aquelas apresentadas nas palestras com os agentes da Defesa Civil.

Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer - CCPL, são mantidos pela Prefeitura Municipal de Barueri, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento – SADS em parceria com Instituto Ânima. São quatro unidades disponíveis nos bairros do Engenho Novo, Parque Imperial, Jardim Paraíso e Parque dos Camargos. Para mais informações acesse o site www.ccplbarueri.com.br ou entre em contato através do Sistema de Atendimento ao Usuário – SAU no telefone (11) 4382-4684.















OUTRAS NOTÍCIAS