Agentes da Defesa Civil percorrem as quatro unidades do CCPL promovendo palestras sobre os primeiros socorros

Em palestras feitas nas unidades do CCPL, o público recebeu orientações que podem ser decisivas no atendimento a potenciais vítimas de um acidente



Por CCPLBarueri - Publicado em 14/10/2019

Agentes da Defesa Civil percorrem as quatro unidades do CCPL promovendo palestras sobre os primeiros socorros
Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, Sergio Ricardo Morelli e Adair Liberato de Oliveira, agentes da Defesa Civil de Barueri, estiveram em três unidades do CCPL: Engenho Novo, Parque Imperial, Jardim Paraíso, respectivamente. Os agentes promoveram em cada uma das unidades uma palestra com esclarecimentos sobre primeiros socorros. Já no CCPL Parque dos Camargos, a palestra foi ministrada por Sergio Ricardo Morelli e Roberta Angelozi no dia 11 de outubro. O público que esteve presente nas unidades era variado e incluiu alunos, funcionários e munícipes.

Sobre o objetivo desses encontros com o público, Morelli diz: “Nossa finalidade é proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades que os capacitem a executar medidas básicas de primeiros socorros”, deixando claro que não se trata de um curso de aprofundamento e que os participantes deverão analisar “o que podem fazer, o que é necessário fazer e, principalmente, o que não fazer” em uma situação crítica.

Na ocorrência de um acidente, as pessoas não podem agir de modo impulsivo, já querendo correr e intervir sobre potenciais vítimas. Elas devem analisar o que estão aptas a fazerem. Um procedimento errado ou mal feito pode piorar o quadro da vítima ou, em casos mais graves, levá-la à morte. Isso pode levar a pessoa a responder processo.

Morelli dá a definição de primeiros socorros, quando diz que eles “são os procedimentos prestados inicialmente àqueles que sofreram acidente ou doença, com a finalidade de evitar o agravamento da vítima até a chegada da ajuda especializada”. Pouco depois, aponta aquela que é uma das primeiras obrigações na prestação de socorro: “Chamar o socorro! Essa é a obrigação que nós temos, isso enquanto cidadãos, enquanto seres humanos”, diz o agente.

Em muitas das situações de acidente ou de emergência, as pessoas não sabem exatamente a quem solicitar socorro ou esperam até que alguém tome alguma iniciativa. Em tal circunstância, o agente Morelli aponta alguns órgãos que podem - e devem - ser imediatamente acionados e seus respectivos números de telefone: Polícia Militar - 190; Polícia Rodoviária Federal - 191; SAMU - 192; Corpo de Bombeiros - 193; Polícia Rodoviária Estadual - 198; Defesa Civil - 199.

Ao longo de sua fala, Morelli explica de forma clara a definição do que é omissão de socorro. “A lei deixa bem claro o fato de que você vai omitir socorro quando você deixa de prestar assistência quando possível fazê-lo”. Esse “quando possível fazê-lo” é algo a ser analisado com muito cuidado, pois ainda que uma pessoa não possa socorrer a vítima fisicamente, ela pode acionar quem se encarrega desses serviços e pode prestar informações valiosas aos socorristas contando aquilo que viu, convergindo para a prestação de socorro.

Em relação a quem se lança à realização dos primeiros socorros, mais especificamente, ele cita pontos que devem ser sempre observados. “Quando você presta assistência à pessoa? Quando você não está em risco”. “Em primeiro lugar, deve estar a minha segurança, ou a segurança de vocês, quando vocês forem prestar qualquer apoio. Em qualquer situação, mantenha-se em uma posição segura”. Ao longo de sua fala, ele cita ainda a necessidade de sempre agir com calma e de forma ordenada.

Outras informações práticas repassadas pelos agentes incluíram procedimentos em casos de a cortes, fraturas, queimaduras, desmaios, convulsão. Como proceder em situações de engasgamento, usando a famosa Manobra de Heimlich e como realizar a massagem cardíaca, também conhecida como reanimação cardiorrespiratória, entre outros.

Outras informações práticas repassadas pelos agentes incluíram procedimentos em casos de a cortes, fraturas, queimaduras, desmaios, convulsão. Como proceder em situações de engasgamento, usando a famosa Manobra de Heimlich e como realizar a massagem cardíaca, também conhecida como reanimação cardiorrespiratória, entre outros.

A SERVIÇO DAS PESSOAS

Através de seus variados cursos, o CCPL promove a difusão da cultura e o crescimento das pessoas, por meio de conhecimento e entretenimento que sejam significativos. Contudo, também é missão do CCPL a difusão de informações de utilidade pública como aquelas apresentadas nas palestras com os agentes da Defesa Civil.

Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer - CCPL, são mantidos pela Prefeitura Municipal de Barueri, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento – SADS em parceria com Instituto Ânima. São quatro unidades disponíveis nos bairros do Engenho Novo, Parque Imperial, Jardim Paraíso e Parque dos Camargos. Para mais informações acesse o site www.ccplbarueri.com.br ou entre em contato através do Sistema de Atendimento ao Usuário – SAU no telefone (11) 4382-4684.















OUTRAS NOTÍCIAS