Agentes do DEMUTRAN de Barueri falaram sobre segurança e educação no trânsito com os alunos do CCPL

Os agentes transmitiram a crianças e adolescentes noções de segurança e falaram da responsabilidade que todos têm para prevenir acidentes e promover um trânsito mais seguro



Por CCPLBarueri - Publicado em 25/11/2019

Agentes do DEMUTRAN de Barueri falaram sobre segurança e educação no trânsito com os alunos do CCPL
Entre outubro e novembro, os agentes Marcelo Pascoal, Fernanda Manso, Estela Freitas e Américo Júnior do DEMUTRAN, Departamento Municipal de Trânsito, estiveram nas quatro unidades do CCPL Barueri para promover atividades com os alunos sobre educação no trânsito, contribuindo para mais segurança e para a prevenção e redução de acidentes.

O DEMUTRAN é um órgão municipal que trabalha na gestão de um trânsito mais efetivo e seguro. Ele parte do princípio de que boas atitudes no trânsito não são responsabilidade só de quem dirige, mas também dos pedestres. Nas palestras realizadas, o foco dessa ação foi sobre os públicos infantil, adolescente e pré-adolescente.

Com a apresentação ‘Amiguinhos do Trânsito’, os agentes passaram às crianças informações sobre o papel do pedestre e do motorista. Para ilustrar isso, foi montado um pequeno trajeto com cruzamentos, onde as crianças aprenderam sobre a necessidade de usar capacete ao andar de bicicleta, o significado das cores do semáforo e o que fazer a cada comando dado por ele.

A agente Estela Freitas diz que isso ajuda as crianças a “terem um conhecimento de como funciona a sinalização nas ruas, como o PARE, SIGA, (...) falar para o pai onde pode e onde não pode andar, onde tem que parar, a faixa de pedestres, sinalização”.

Com os adolescentes, em uma descontraída roda de conversa, os agentes transmitiram orientações e responderam perguntas. A agente Fernanda Mando diz: “Conversamos de forma aberta”. Os agentes deixaram os participantes à vontade para que eles tirassem dúvidas, além de valorizar as experiências que eles já tivessem.

Os agentes mostraram às crianças e aos adolescentes que eles já participam do trânsito na condição de pedestres, contando com direitos e obrigações. Alguns dos deveres que todos devem cumprir incluem: o uso obrigatório do cinto, atravessar a rua na faixa de pedestres, respeitar a sinalização, entre outras obrigações. Com isso, eles entendem que assim promoverão a segurança de si mesmos e de outros.

Ações como essa com crianças e adolescentes ajudam a criar um clima de aproximação e confiança contribuindo para replicar e reforçar junto aos adultos orientações importantes sobre este tema. De acordo com Marcelo Pascoal, agente do DEMUTRAN, “o trânsito é feito de regras e a criança, desde pequena, têm que aprender o que são regras. A partir daí, ela vai se tornar um adulto consciente de que o transito só é seguro se as pessoas cumprirem as regras”.

“Todo mundo já ouviu falar que educação vem de berço. A gente educa falando como é importante, respeitar a faixa de pedestre, respeitar o sinal. É muito importante nós falarmos com eles, desde os pequenos até os maiores, para poder trazer essa consciência”, reforçou o agente Américo Nascimento.

De forma dinâmica e descontraída, os agentes puderam contribuir com valores fundamentais para a formação cidadã de crianças e adolescentes, bem como para a conscientização de futuros motoristas.  





















OUTRAS NOTÍCIAS