Em 2014, foi criada a campanha Fevereiro Roxo, dando visibilidade para o diagnóstico, combate e tratamento de três doenças crônicas: fibromialgia, alzheimer e lúpus. Já a campanha Fevereiro Laranja, busca conscientizar a todos sobre um dos tipos mais graves de câncer: a leucemia. Cientes da importância deste assunto, os CCPLs de Barueri apoiam a campanha 'Fevereiro Roxo e Laranja', através do trabalho da equipe psicossocial. O intuito é combater essas doenças crônicas, incentivando o diagnóstico e tratamento ainda nos estágios iniciais dessas doenças.
Em 2023, o tema do movimento ‘Fevereiro Roxo e Laranja’ não poderia ser outro: Se não houver cura, que ao menos haja conforto! A campanha reforça a importância de promover bem-estar aos portadores de doenças crônicas, e para os casos de câncer, mostrar os sinais de alerta, para que seja possível o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são maiores.
As três patologias: Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer são doenças distintas, para as quais a medicina ainda não possui cura. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante, pois permite que a pessoa busque o tratamento adequado e faça o controle dos sintomas, para que seja possível conseguir oferecer mais qualidade de vida aos pacientes, controlando ou retardando os seus sintomas. Já a Leucemia, é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos e que passam a se reproduzir de maneira descontrolada. A doença atinge a medula óssea e pode acometer desde crianças até idosos.
Conhecendo a importância do diagnóstico precoce em casos como esses, é possível mostrar como a busca por um especialista ao perceber algum de seus sintomas é fundamental. Por isso, mensalmente os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri promovem ações de conscientização à população, apoiando campanhas voltadas à saúde e bem-estar, como a campanha ‘Fevereiro Roxo e Laranja’.
Por meio dos atendimentos, acolhimentos, visitas em sala de aula, dinâmicas de grupo e da entrega de materiais informativos, as psicólogas e assistentes sociais orientam os munícipes, oferecendo inclusive o encaminhamento especializado, caso seja necessário. Para agendar um horário, basta ligar em uma de nossas seis unidades ou enviar um e-mail para psico@animainstituto.org.br. Para mais informações, envie uma mensagem para o nosso WhatsApp (11) 4382-4684.