CCPL Barueri

Capacitação Profissional Lazer

Centros de Capacitação Profissional Lazer

CCPLs promoveram atividades em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa


Inspirados no famoso quadro ‘Soletrando’ do programa Caldeirão do Huck, da rede Globo, as crianças soletraram palavras e aprimoraram sua ortografia



Por CCPLBarueri - Publicado em 03/06/2019

A Língua Portuguesa é a quinta mais falada no mundo. Aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam português e o Brasil representa cerca de 80% desse total. É o idioma oficial de Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

Com o objetivo de aprofundar a amizade mútua entre esses países e a cooperação entre os seus membros, o dia 5 de maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, que aconteceu na cidade da Praia, Cabo Verde. Para celebrar a data, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri prepararam atividades especiais com os alunos em três unidades.

No CCPL Engenho Novo, as turmas de reforço escolar e recreação infantil, participaram com a professora Patrícia de uma atividade interativa onde puderam conhecer vários clássicos da literatura brasileira e portuguesa. Neste dia, a profissional Elisa Rubbo através de jogos e brincadeiras apresentou às crianças palavras novas e seus significados, ampliando o vocabulário dos aluno. Foi muito divertido!

No CCPL Parque Imperial e Parque dos Camargos, a professora Janaína Mariano inspirada no famoso quadro do programa da rede Globo, Caldeirão do Huck, promoveu a atividade ‘Soletrando’, onde os alunos disputaram quem era o melhor em soletrar as palavras.

Para se prepararem para o grande dia, as crianças fizeram vários exercícios durante as aulas de reforço escolar, com o objetivo de aprimorar sua ortografia. No CCPL Parque dos Camargos, a atividade uniu além dos alunos de reforço escolar, as turmas de Ballet da professora Iris Moura e de Arte Circense da professora Thalia de Oliveira.

De forma lúdica as crianças mostraram todo o seu conhecimento soletrando. Palavras com "ç", "ss" foram bastante ditadas, levando em consideração as acentuações gráficas nas palavras paroxítonas, oxítonas e proparoxítonas.

A atividade mostrou que a melhor forma de aprender é brincando!







OUTRAS NOTÍCIAS