O dia 07 de abril é o ‘Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola’. Cientes da importância deste assunto, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri sempre buscam conscientizar e prevenir o bullying. No CCPL Hercília da Silva Barbosa, que fica na rua Silvio Homero, 101, Parque Imperial, Barueri-SP, o professor Vinicius Lima, que ministra aulas de jogos lúdicos, promoveu uma atividade para abordar essa temática com a garotada.
O educador realizou uma roda de conversa com os alunos, falando sobre o que é o bullying, como a vítima pode se sentir e quais são as consequências deste ato, ressaltando a importância de prevenir e combater este tipo de violência. Além disso, foram incentivadas atitudes positivas e condutas que podem ajudar no combate ao bullying e à violência. Depois, os alunos participaram da “dinâmica da centopéia”, que estimulou a interatividade entre os alunos de forma bastante divertida.
De acordo com o especialista Benjamim Horta, criador do Programa Escola Sem Bullying e diretor-geral da Abrace - Programas Preventivos, “Muitas vezes o bullying pode ser confundido com outros comportamentos que acontecem na escola, tais como: conflitos e desentendimentos. Porém, o bullying é um comportamento repetitivo, agressivo e intencional. E nessa dinâmica, o estudante que a sofre apresenta dificuldades de se defender. Não é brincadeira, é um apelido negativo que expõe algo no outro”, diz o profissional que é também filósofo, pedagogo e escritor.
Mantidos pela prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social - SADS, em parceria com o Instituto Ânima, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer - CCPL Barueri oferecem cursos e atividades gratuitas. Ao todo são seis unidades com psicólogas e assistentes sociais que acolhem e orientam a população.
Para mais informações, envie uma mensagem para o nosso WhatsApp (11) 4382-4684.