Cinema no CCPL recebeu a visita de idosos do Grupo Vida Brasil

Sessão de cinema no CCPL Parque dos Camargos promoveu a interação entre os mais velhos e os mais novos



Por CCPLBarueri - Publicado em 11/09/2019

Em 21 de agosto, o Centro de Capacitação Profissional e Lazer do Parque dos Camargos recebeu um grupo de idosos do Grupo Vida Brasil, uma Organização Não Governamental, que trabalha promovendo a integração e o bem estar das pessoas da terceira idade. O encontro teve o privilégio de promover a interação de idosos com o público geral, estabelecendo uma troca de ideias entre as diferentes gerações.

O projeto ‘Cinema no CCPL’ acontece nas unidades do Engenho Novo e Parque dos Camargos, com a exibição de filmes para toda a família, oferecendo cultura e entretenimento gratuito, não só aos alunos, mas também a todos que queiram participar das sessões. A programação é atualizada mensalmente e fica disponível no site www.ccplbarueri.com.br.

Com direito a muita pipoca, o grupo assistiu ao filme “Valente”, uma animação da Pixar que conta uma história que inspira os expectadores a lutarem por sua felicidade, acreditarem em si mesmos e encararem os seus problemas de frente. Cristiane Rodrigues, funcionária do Grupo Vida Brasil, resume a opinião do grupo sobre a experiência. “Tenho certeza que todos amaram, senti isso na expressão deles. Eles gostaram do filme, pois trouxe uma mensagem bem legal para cada um de nós, a de aprendermos a ser valentes”, comenta.

Maria Aparecida Diamantino, uma das visitantes, aprovou a iniciativa. “Eu amei, achei tudo de bom. Gostei do espaço, da acolhida, do filme em exibição. (...) Valeu a pena. Tomara que não seja só dessa vez, tomara que tenha sempre”, conta Maria.

Para alguns, como o senhor Benedito Barbosa, essa foi a primeira vez em uma das unidades do CCPL. “Eu já ouvi falar das unidades do Engenho Novo e do Parque Imperial, mas nunca tinha participado (de nenhuma ação no CCPL). Achei muito legal porque fez eu lembrar dos meus tempos de escola”, diz Benedito.

Marcos Ribeiro gostou da recepção que teve e agradeceu aos envolvidos. “Essa é a primeira vez que estou aqui participando desse evento, através do Grupo Vida, onde fui acolhido. É uma grande satisfação estar aqui juntamente com o pessoal, nesse evento maravilhoso. (...) Gostei do filme, com ele pudemos aprender um pouco como lidar com as pessoas”, finaliza.

A socialização entre o público jovem e os mais velhos foi um dos pontos principais do dia, proporcionando a troca de experiência entre os participantes. Lucilene Cunha, outra funcionária do Grupo Vida Brasil, comenta sobre a importância do projeto para a promoção desses encontros entre gerações. “Em primeiro lugar, eu achei incrível ter a oportunidade de trazer os idosos para o Centro Comunitário, para muitos foi a primeira experiência, e não há dúvida de que eles gostaram. Eu acredito que vamos voltar mais vezes, até pelo ótimo tratamento que vocês deram para nós. O filme foi incrível e esse projeto tem que continuar, (o projeto) passou uma imagem muito gostosa e o Centro Comunitário é para isso mesmo, para (promover) esse encontro da gente. Todas as vezes que a gente puder estar aqui, com certeza, a gente vai estar, é só convidar”, conta Lucilene.

Outro agradecimento dirigido a todos os envolvidos foi o do senhor Lino de Jesus. “O ambiente é bem legal, me senti bem e gostei muito daqui. Eu gostaria de voltar outras vezes. Eu agradeço muito aos membros do Grupo Vida por saírem com a gente e por nos proporcionarem tantos passeios. As pessoas, todas, foram muito legais e trataram a gente muito bem”, comentou.

Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer são mantidos pela prefeitura Municipal de Barueri, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS. São quatro unidades localizadas nos bairros Engenho Novo, Jardim Paraíso, Parque dos Camargos e Parque Imperial; todas administradas pelo Instituto Ânima. Oferecem mais de 30 opções de cursos e atividades gratuitas para munícipes, além de várias opções de lazer como o projeto ‘Cinema no CCPL’.

Várias escolas e instituições como o Grupo Vida já levaram seus alunos para assistir sessões do ‘Cinema no CCPL’. Quem tiver interesse em levar um grupo de alunos, basta entrar em contato com Sistema de Atendimento ao Usuário - SAU do CCPL no telefone (11) 4382-4684 e agendar um horário. É grátis e muito divertido!

TRABALHO QUE INTENSIFICA A CIDADANIA

O Grupo Vida Brasil nasceu em Barueri, em 1997, buscando valorizar a figura do idoso junto à sociedade, focando o bem estar físico, mental e a promoção da assistência social a esse público.
Entre 2017 e 2018, eles estiveram entre as 100 melhores ONGs do Brasil, o que confirma a excelência e a seriedade do serviço prestado. Para saber mais, visite a instituição localizada na avenida Itaqui, nº 325, próximo à estação do Jardim Belval da CPTM, ou acesse o site www.grupovidabrasil.org.br.








OUTRAS NOTÍCIAS