CCPL Barueri

Capacitação Profissional Lazer

Centros de Capacitação Profissional Lazer

Curso de Canto e Coral do CCPL Jardim Paraíso trabalha pluralismo cultural em homenagem ao Dia do Índio


Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri oferecem mais de 30 opções de cursos e atividades gratuitas



Por CCPLBarueri - Publicado em 22/04/2019

O Dia do Índio é comemorado no dia 19 de abril. Tradicionalmente, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri realizam atividades em homenagem à cultura indígena, mas neste ano, data caiu na sexta-feira da paixão de Cristo, que é feriado. Por isso, a atividade do Dia do Índio do CCPL Jardim Paraíso foi realizada no último dia 12 de abril.

Crianças e adolescentes das turmas de Canto e Coral e Reforço Escolar foram unidas para realizar uma atividade que envolveu pintura facial, caracterização com cocares e música indígena.

A professora do curso de Canto e Coral, Angélica Santos, fala um pouco sobre a proposta. “Para o Dia do Índio, eu escolhi a música Yapo (...), que é uma música indígena. Os alunos foram caracterizados com pintura facial e cocares confeccionados pelos monitores do CCPL Jardim Paraíso”. A professora também conta um pouco do que é abordado em sala de aula. "No curso de Canto e Coral a gente trabalha os sons: médios, graves e agudos; exercita a audição das crianças e adolescentes; a percepção visual e a expressão. Nós fazemos muito trabalho do canto junto com a percussão corporal que exercita a lateralidade, coordenação motora, criatividade e atividades em grupo”.

Os alunos da professora Patrícia Vidal Nogueira do curso de Reforço Escolar também participaram da atividade e ela foi responsável por fazer a pintura facial de grande parte dos participantes. Os alunos foram caracterizados para que pudessem fazer não só uma verdadeira imersão na cultura indígena, mas que assim como os artistas que se contextualizam em seus camarins antes de se apresentar, aqui a proposta foi ajudar os alunos a mergulhar no personagem, promovendo sua comunicação e expressão artística.

O monitor Igor Aparecido da Silva, que ajudou na produção dos cocares, nos fala um pouco sobre a importância dos monitores dentro dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri. “Nosso objeto é cuidar bem das crianças. Este é o nosso objetivo maior! Nossa preocupação maior é essa. Nós damos também um apoio muito grande aos professores, como foi o caso aqui na atividade do Dia do Índio”, comenta Igor. Os monitores também recepcionam as crianças e estão constantemente atentos com a segurança das crianças, no playground, na quadra e em todas as áreas; evitando que se machuquem brincando.

O aluno Aron Alberto Soares de Souza conta que acha o trabalho dos CCPLs com a comunidade muito importante. “É muito importante esse projeto que eles implementaram aqui, ele funciona não só artisticamente, mas humanamente. A gente vê as crianças se transformando para o bem. Você vê não só tirar as crianças da rua, mas educar as crianças. (...) É muito importante que eles invistam cada vez mais aqui, que eles pensem cada vez mais na criança, por que o adulto de amanhã é a criança de hoje. Então se a gente não cuidar bem dela, quem será esse adulto de amanhã? Então eu estou muito feliz de poder participar dos eventos, cursos e tudo o que tem aqui. É muito gratificante!”, diz o aluno.

Aron também fala que é importante dar oportunidade para as crianças terem contato com a arte e a cultura e que todos deveriam participar das atividades dos CCPLs, não importa a idade. “É importante inserir essas crianças nesses seguimentos [arte, cultura, esporte, lazer, ...] Se tiver a oportunidade de inserir uma criança [nestas atividades] ou você mesmo vir participar, por que aqui tem pessoas de 20, 25, 30, 40, 50, tem senhoras de 60 anos de idade que fazem o curso [na área cultural]; e quando elas veem a gente fazendo elas veem a alegria e nós vemos alegria nelas é uma coisa recíproca. Não importa a idade, o que importa é o valor que você dá para as pequenas coisas.”, finaliza Aron.








OUTRAS NOTÍCIAS