Mensalmente, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri promovem ações de conscientização à população, apoiando campanhas voltadas à saúde e ao bem-estar. Este mês, a campanha trabalhada é a ‘Dezembro Laranja’, cujo objetivo é levar informação a toda a população sobre a importância de se proteger da exposição solar adequadamente, prevenindo o câncer de pele.
A exposição solar excessiva aos raios solares sem proteção, pode provocar alterações celulares na pele. Por isso, fique atento a manchas e pintas com formatos irregulares, com alterações de coloração, relevo, dor, coceira e até sangramentos. Na dúvida é melhor consultar um médico dermatologista, que irá avaliar e indicar o melhor tratamento se for o caso. Além disso, pessoas de pele clara, com sardas, pintas ou manchas; idosos; e quem tem histórico de câncer de pele na família tendem a serem mais propensos a desenvolver a doença.
As medidas de proteção básicas são o uso regular de filtro solar, para proteção dos raios UVB (responsável pela queimadura avermelhada da pele) e UVA (ultravioleta); evitar o contato com o sol principalmente nos horários entre 10h e 16h; utilizar boné, chapéu ou sombrinha com tecido protetor UV, camiseta com proteção UV, óculos de sol com proteção UV (dê preferência aos polarizados – não use os coloridos, pois podem causar sérias queimaduras oculares); e realizar o acompanhamento periódico com um dermatologista.
SOBRE OS CCPLs
Por meio de divulgações nas redes sociais, site oficial e da distribuição de materiais informativos, os CCPLs de Barueri compartilham orientações precisas, a fim de alcançar toda a população. Nas unidades, as profissionais que atuam na equipe psicossocial orientam, acolhem e direcionam toda a população a respeito da necessidade de cuidar do seu corpo e da mente.
Mantidos pela prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social - SADS, em parceria com o Instituto Ânima, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri oferecem mais de trinta opções de cursos e atividades gratuitas, além de atendimento psicossocial, feito por psicólogas e assistentes sociais, que realizam encaminhamentos à rede sempre que necessário. Para mais informações, entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 4382-4684.