Doar sangue é um ato solidário e de amor que precisa ser incentivado sempre; os CCPL’s abraçam essa causa

Doar sangue é um ato solidário e de amor que precisa ser incentivado sempre, pois uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas



Por CCPLBarueri - Publicado em 13/01/2021

Doar sangue é um ato solidário e de amor que precisa ser incentivado sempre; os CCPL’s abraçam essa causa
De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia de COVID-19, o número de doações de sangue diminuíram em todo o país. Por esse motivo a Fundação Pró-Sangue, profissionais da área da saúde e diversas instituições públicas e privadas têm se mobilizado para incentivar a população a doar sangue, sobretudo no atual cenário da saúde pública.

Todos os anos, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri abraçam essa causa motivando alunos e colaboradores a doarem sangue. Este ano, o foco está em orientar a todos sobre a importância e segurança da doação.

Ao contrário do que alguns acreditam, a doação de sangue é um procedimento simples, rápido e totalmente seguro, mesmo com as novas medidas restritivas. Em todo o país existem postos de coleta e hemocentros especializados e equipados, prontos para receber os doadores. Todos estão seguindo os protocolos de saúde e segurança para evitar a disseminação do coronavírus.

Em Barueri, por exemplo, há um Banco de Sangue da Fundação Pró-Sangue localizado no Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), que realiza cerca de 300 transfusões por mês. A unidade implementou as novas diretrizes no ano passado, a fim de evitar aglomerações e não oferecer riscos aos doadores; os cuidados com a higiene também foram reforçados. Dentre as principais mudanças, está o agendamento virtual, através do site www.prosangue.hubglobe.com/entrar ou pelo telefone do próprio HMB (11) 2575-3200, nos quais é possível escolher a data e o horário da doação.

Vale lembrar que para fazer a doação é imprescindível estar com a saúde em dia e não apresentar sintomas como febre, gripe, resfriado, ou diarreia recente. Podem doar sangue pessoas com idades entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos pais ou responsáveis. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Doar sangue é um ato solidário e de amor que precisa ser incentivado sempre.

Outras orientações e requisitos importantes são:

• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.






OUTRAS NOTÍCIAS