Equipe Psicossocial do CCPL Barueri realizou palestra de conscientização sobre o ‘Setembro Amarelo’

As especialistas promoveram um momento de orientação, informação e conscientização, em parceria com a empresa Koretech



Por CCPLBarueri - Publicado em 06/10/2021

Equipe Psicossocial do CCPL Barueri realizou palestra de conscientização sobre o ‘Setembro Amarelo’
No último mês, a equipe psicossocial dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri promoveu diversas ações de acolhimento e conscientização, em apoio à campanha ‘Setembro Amarelo’, que visa a prevenção ao suicídio. Prova disso é que no dia 30 de setembro, a psicóloga Emilaine Justus e a assistente social Lilia Vasconcelos realizaram uma palestra voltada a essa temática em parceria com a empresa Koretech.

Na ocasião, as profissionais visitaram a empresa e realizaram um momento de orientação para os funcionários, a fim de promover informação e conscientização a respeito da importância desta campanha. A iniciativa também contou com a participação da professora Roberta Feijó, que atua no CCPL ministrando aulas nos cursos de Atendente de Farmácias e Drogarias, Capacitação de Babás e Cuidador de Idosos.

De forma dinâmica e descontraída, as especialistas abordaram temas relacionados à saúde mental e bem-estar, ressaltando os sinais de alerta para doenças como depressão e ansiedade, como forma de prevenção ao suicídio. Além disso, também foi destacada a importância de acolher e apoiar pessoas que estão enfrentando algum tipo de problema, e de falar quando se está passando por dificuldades.

No mesmo dia, as profissionais realizaram uma dinâmica na qual os participantes eram incentivados a lembrar de alguma situação ou experiência ruim pela qual tenham passado enquanto enchiam bexigas. Ao final, as bexigas foram estouradas, representando que estavam colocando os sentimentos ruins para fora, sem deixar acúmulos de emoções negativas os afetarem, resultando em uma sensação de leveza e satisfação.

De acordo com as profissionais, o objetivo foi identificar entre os funcionários os níveis de emoções ruins guardadas, trabalhando a resignificação das experiências vividas, para que assim, aprendessem a lidar com contrariedades e suas próprias emoções. O momento foi muito satisfatório e serviu ainda para despertar entre os participantes a necessidade de se ter um olhar mais acolhedor com o próximo, atentando para aqueles que mais precisam de ajuda e apoio.

PALESTRA: Campanha Setembro Amarelo
LOCAL: Empresa Koretech – Soluções que Colam
Site/Empresa: http://www.koretech.com.br/pt/
Instagram/Empresa: koretech_fitasadesivas

Palestrantes:

• Lilia de Vasconcelos Paschoal Barbosa (Assistente Social)
• Emilaine Justus Ferreira (Psicóloga)
• Roberta Feijó Pinheiro Dos Santos (Professora – Atendente de Farmácia e Drogaria/Capacitação de Babá/Cuidador de Idosos)

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

Foi abordado a temática de forma dinâmica, trazendo a equipe de colaboradores para participar da palestra. A fala foi direcionada ao que se refere ao surgimento da campanha, como foi implantada no Brasil, quais as questões que envolvem este tema, questões psicológicas, emocionais, e assistencial, como tratar e acolher pessoas que passam por algum transtorno emocional e as leis que atuam nas situações da doença.

Ao fim, foi realizado a atividade da Bexiga Cheia:

O objetivo principal é identificar os níveis de emoções guardadas, trabalhando a resignação para suportar contrariedades e reconhecimento das emoções.

É muito simples, basta entregar um balão para os participantes e conduzir a dinâmica com as falas de situações pontuais, como:

• Raiva;
• Tristeza;
• Angustia;
• Situações da Infância;
• Emprego;
• Família;
• Emoções;
• Entre outros..

Com isso, os participantes ao lembrarem das emoções/situações, vão assoprando até a bexiga encher, e após isso fechar e aguardar.

Por fim, a psicóloga conduziu informando que muitas vezes passamos por situações difíceis de serem controladas por nossa mente, e nessa dinâmica os participantes estavam colocando tudo para fora, e agora poderiam estourar o balão jogando fora e tirando de dentro da pessoa, com resultado de deixa – la leve e sem acúmulos de emoções negativas.

Todos ao estourarem as bexigas, aplaudiram e ficaram felizes pela dinâmica!

A palestra teve duração de 20 a 30 minutos.







OUTRAS NOTÍCIAS