CCPL Barueri

Capacitação Profissional Lazer

Centros de Capacitação Profissional Lazer

Fevereiro é o mês do combate ao alcoolismo e os CCPLs de Barueri apoiam essa causa

O objetivo é conscientizar e alertar toda a população sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas alcóolicas e outras drogas



Por CCPLBarueri - Publicado em 07/02/2022

Fevereiro é o mês do combate ao alcoolismo e os CCPLs de Barueri apoiam essa causa
Fevereiro é considerado o mês de combate ao alcoolismo. O dia 18, foi oficialmente instituído como o ‘Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo’; já o dia 20 é ‘Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo’. Cientes da importância desta pauta, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri abraçam essa causa, a fim de conscientizar toda a população sobre os riscos do consumo excessivo de álcool.

Por isso, a campanha deste mês é sobre o combate ao alcoolismo e a equipe psicossocial, das seis unidades do CCPL Barueri promoverão ações de conscientização acerca da importância desse assunto com os alunos. Também teremos informativos sobre o tema nas redes sociais. O objetivo é alertar os munícipes a respeito dos perigos da dependência de bebidas alcóolicas e de outras drogas.

As psicólogas e assistentes sociais do CCPL Barueri realizam ações socioeducativas e com muita responsabilidade desenvolvem um trabalho de acolhimento, orientação e encaminhamento dos munícipes e suas famílias que precisam de apoio. Nas redes sociais, este trabalho é divulgado utilizando a hashtag #EstamosAqui.

Sobre o alcoolismo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, o alcoolismo é a terceira maior causa de mortes no mundo. Trata-se de uma doença crônica caracterizada pelo consumo compulsivo de bebidas alcóolicas. Por isso, é importante estar atento aos sinais que indicam que o consumo do álcool pode se tornar uma doença. Tais como:

• Tentou parar de beber e não conseguiu
• A bebida já criou problemas na sua casa ou no trabalho
• Já afirmou: bebo quando quero e paro quando quero
• Fica chateado com os conselhos para parar de beber
• Bebeu pela manhã nos últimos 12 meses
• Abstinência física ao cessar o consumo
• Desenvolvimento de tolerância ao álcool
• Abandono de prazeres e interesses em favor do uso do álcool
• Persistência no uso mesmo após graves consequências
• Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida caso não bebesse

Se você sofre com essa doença ou conhece alguém que precisa de ajuda, procure a equipe psicossocial do CCPL. Entre em contato através do Sistema de Atendimento ao Usuário - SAU pelo WhatsApp (11) 4382-4684. Ou envie um e-mail para psico@animainstituto.org.br.






OUTRAS NOTÍCIAS