Janeiro Branco: ‘Roda de Conversa’ online foi um momento de orientação e troca de experiências

A ação permitiu ao público participante tirar dúvidas, partilhar suas experiências pessoais sobre o tema e, principalmente, receber orientações das profissionais



Por CCPLBarueri - Publicado em 28/01/2021

Janeiro Branco: ‘Roda de Conversa’ online foi um momento de orientação e troca de experiências
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), uma ‘Roda de Conversa’ online dirigida pela equipe psicossocial dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri, que contou com a participação de professores e munícipes. Com a temática “Janeiro Branco: Quem cuida da mente, cuida da vida”, a ação foi momento de orientação e troca de experiências.

Usando o aplicativo Zoom, as psicólogas Emilaine Justus e Fabiana Zucoli conduziram a ação e com o apoio das assistentes sociais Nilda Mota e Lilia Vasconcellos, orientaram os participantes e tiraram dúvidas. Os professores, munícipes e alguns colaboradores que atuam nas quatro unidades dos CCPL’s partilharam suas experiências pessoais sobre o tema, enriquecendo ainda mais a iniciativa.

Na ocasião, as profissionais falaram sobre saúde mental, focando os cuidados fundamentais que se deve ter para manter um estado psicológico e emocional saudável. Também destacaram a importância de cultivar pensamentos positivos, ter uma alimentação equilibrada, ter hábitos saudáveis, aprender coisas novas, não se isolar e buscar sempre manter a mente ativa.

Durante o bate-papo, a aluna do curso de Portaria e Recepção do CCPL Parque Imperial, Carliane Gonçalves dos Santos deixou seu depoimento contando que, ao sair de um emprego, passou a confeccionar chinelos personalizados – função esta que aprendeu ainda criança com sua mãe. “Mais do que preencher um horário ocioso, o trabalho manual e o estudo ajudaram a diminuir minha ansiedade”, comenta.

A aluna relembrou ainda que já foi muito bem atendida e acolhida pelas profissionais da equipe psicossocial da unidade. “Houve um momento em que precisei muito e, durante uma aula procurei a psicóloga, ela me ouviu e me orientou tão bem que, hoje em dia, eu percebo o quanto é importante que todos tenham esse apoio, assim como eu tive”, contou Carliane.

No decorrer da ‘Roda de Conversa’, o professor Fabio Souza, ressaltou a importância da atividade física para o bem estar físico e psicológico. Isso por que, ao praticar uma atividade física o corpo libera um hormônio chamado endorfina, que é o responsável por nos dar uma sensação de bem-estar.

As psicólogas apontaram também alguns sinais que indicam que sua saúde psicológica e emocional possam estar debilitadas, tais como a ansiedade em excesso, perda do apetite, insônia, alterações de humor, entre outros. A equipe reforçou que, ao notar qualquer um desses sinais, é fundamental que a pessoa busque ajuda profissional e fale com alguém que vai saber ouvi-la, orientá-la de forma adequada e fazer o encaminhamento necessário.

A ‘Roda de Conversa’ desse mês encerrou as atividades voltadas à campanha Janeiro Branco. Mas, aos longo do ano, a equipe psicossocial dos CCPL’s realiza rodas de conversa sempre abordando temas relacionados a saúde e bem estar de toda a população. Durante a pandemia, essas ações continuarão a ser realizadas somente à distância.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

A equipe psicossocial dos CCPL’ está disponível para acolher e orientar os munícipes, inclusive oferecendo o encaminhamento especializado, caso seja necessário. Nas redes sociais, este trabalho é divulgado utilizando a hashtag #EstamosAqui, visando atingir um público maior.

Para agendar um horário, basta ligar em uma de nossas unidades: CCPL Engenho Novo (11) 4382-8358 ou 4382-8360; CCPL Parque dos Camargos (11) 4382-7285 ou 4382-7239; CCPL Jardim Paraíso (11) 4382-4683 e CCPL Parque Imperial (11) 4382-7363. Ou enviar um e-mail para psico@animainstituto.org.br.

Para mais informações entre em contato com o Sistema de Atendimento ao Usuário – SAU pelo telefone (11) 4382-4684.







OUTRAS NOTÍCIAS