CCPL Barueri

Capacitação Profissional Lazer

Centros de Capacitação Profissional Lazer

Janeiro Branco: equipe psicossocial dos CCPLs de Barueri alerta sobre os cuidados com a saúde mental


O intuito é compartilhar com os alunos, bem como com toda a população, informações e orientações acerca da importância de cuidar das emoções e da saúde da mente



Por CCPLBarueri - Publicado em 10/01/2022

Janeiro Branco: equipe psicossocial dos CCPLs de Barueri alerta sobre os cuidados com a saúde mental
Todos os meses, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri promovem campanhas e ações de conscientização à população. E neste mês, a campanha que está sendo trabalhada é a ‘Janeiro Branco’, onde a equipe psicossocial que atua nos CCPLs tem se empenhado para orientar, encaminhar, esclarecer dúvidas e prestar apoio aos munícipes.

Por meio dos atendimentos, acolhimentos, visitas em sala de aula e da entrega de materiais gráficos informativos, as psicólogas e assistentes sociais que compõem a equipe psicossocial vem abordando questões como ansiedade, depressão e prevenção ao suicídio. Nas redes sociais, este trabalho é divulgado com apoio da equipe de comunicação, utilizando a hashtag #EstamosAqui, atingindo, assim um público maior.

A equipe psicossocial está sempre disponível para acolher e orientar os munícipes, inclusive oferecer o encaminhamento especializado, caso seja necessário. Para agendar um horário, basta ligar em uma de nossas unidades, ou enviar um e-mail para psico@animainstituto.org.br.

Práticas diárias que auxiliam na saúde mental

Tirar um tempo para você; chorar; afastar-se de pessoas tóxicas; ficar muito feliz quando consegue algo; valorizar o que você já tem; ficar sozinho(a) às vezes; sair da dieta para saborear pratos deliciosos sozinho(a) ou com quem ama; caminhar; sorrir; respirar profundamente; dormir bem; organizar a rotina; distanciar-se das redes sociais.

Direitos das pessoas com transtornos mentais

A Lei Federal nº 10.216/2001 – uma conquista do movimento social organizado e que deu respaldo e legitimidade ao processo de Reforma Psiquiátrica – dispõe sobre a proteção das pessoas com transtornos mentais e redireciona todo o modelo assistencial na área, reconhecendo como direitos:

• Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, de acordo com suas necessidades;
• Ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde,
• Ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração;
• Ter garantia de sigilo nas informações prestadas;
• Ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização sem sua concordância;
• Ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;
Receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;

O auxílio pode ser buscado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Sobre a campanha

A campanha ‘Janeiro Branco’ foi criada por um grupo de psicólogos de Minas Gerais em 2014 e rapidamente ganhou proporções internacionais. O principal objetivo é colocar em máxima evidência temas relacionados à saúde mental e ao bem-estar, a fim de prevenir e combater o adoecimento emocional das pessoas.

Idealizada para o primeiro mês do ano, a campanha visa aproveitar o momento de reflexão e de planejamento atrelado à simbologia de recomeço. Desse modo, torna-se possível chamar a atenção da sociedade, colocando em pauta discussões acerca da relevância do assunto e da importância do cuidado com as emoções.
No ano passado, devido à gravidade da pandemia de covid-19, este trabalho foi feito pela equipe psicossocial dos CCPLs por meio de uma ‘Roda de Conversa’ virtual.






OUTRAS NOTÍCIAS