Janeiro Branco: Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri apoiam a campanha e incentivam os cuidados com a saúde mental
Com o apoio das psicólogas e assistentes sociais, são oferecidos atendimentos, acolhimentos, visitas em sala de aula e distribuição de materiais informativos
Por CCPLBarueri - Publicado em 01/01/2025
A Campanha “Janeiro Branco” tem como principal objetivo colocar a saúde mental em evidência, abordando a importância de cuidar das questões subjetivas, emocionais e psicológicas dos indivíduos. A cada início de ano, essa campanha promove o debate sobre o tema, incentivando a sociedade e as instituições a refletirem sobre as necessidades que envolvem o bem-estar mental das pessoas. Cientes da relevância desse assunto, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri se unem para apoiar essa iniciativa.
Estudos internacionais reforçam a importância de abordar o bem-estar mental como uma prioridade para indivíduos e comunidades. Diante disso, é essencial desmistificar o tema, incentivar as pessoas a procurarem ajuda especializada e romper com o tabu que ainda existe em torno do cuidado psicológico.
No Brasil, o cuidado com a saúde mental tem ganhado cada vez mais atenção devido aos desafios que a sociedade enfrenta, reforçando a necessidade de iniciativas como o “Janeiro Branco”.
Em Barueri, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer desempenham um papel fundamental na promoção da campanha. As unidades realizam diversas ações para conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Com o apoio das psicólogas e assistentes sociais, são oferecidos atendimentos, acolhimentos, visitas em sala de aula e distribuição de materiais informativos. Esses profissionais estão sempre disponíveis para orientar os munícipes, além de encaminhar casos para atendimento especializado, se necessário.
A cidade também disponibiliza o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltado para pessoas com transtornos mentais mais graves, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que fazem encaminhamentos quando necessário. Além disso, há opções em clínicas privadas e hospitais que oferecem serviços de psicoterapia e psiquiatria.