O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre janeiro e dezembro de 2021, houve cerca de 18.681 registros contabilizados entre as denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o equivalente a 18,6% dos relatos.
No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações envolvendo vários setores dentro do município com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.
Pensando na importância deste assunto, as equipes psicossociais dos polos dos CCPLs de Barueri promoveram uma palestra com linguagem adequada a faixa etária, mostrando o quanto é importante denunciar atos abusivos por parte dos adultos. As crianças puderam entender sobre o assunto, além de sentirem-se à vontade para conversarem e contar todo o tipo de situação. No CCPL Jaraguá Mirim, foram entregues livretos com os descritivos e um imã contendo o número para denúncia.