Periodicamente, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri promovem ações de conscientização à população, apoiando campanhas voltadas à saúde e ao bem-estar. E, no mês de novembro, o foco é levar informação e apoio a toda a população, especialmente ao público masculino, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, através da campanha ‘Novembro Azul’.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina. No Brasil, isso representa cerca de 29% dos diagnósticos da doença. Em vista disso, a campanha ‘Novembro Azul’ tem como objetivo alertar a respeito do câncer de próstata, quebrando o preconceito masculino de ir ao médico realizar exames e orientar sobre a importância dos hábitos alimentares e cuidados essenciais para a prevenção.
É o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. De acordo com estatísticas americanas, um em cada oito homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 41 morrerá da doença. Ele é responsável por cerca de 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino no Brasil.
Nos estágios iniciais, não há sintomas evidentes, mas as chances de cura ficam por volta dos 90%. Já em estágios mais avançados, pode haver dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, além da presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
O tipo de tratamento vai depender estágio da doença em cada paciente. Mas é fundamental saber que em todas as fases da evolução do câncer de próstata, existe um tratamento adequado.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou de 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue antígeno prostático específico - PSA. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
É importante estar atento aos fatores de risco, como: histórico da doença na família; ter 65 anos ou mais; ser de raça negra: Homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer; hábitos alimentares inadequados; sedentarismo e obesidade.
SOBRE OS CCPLS DE BARUERI
Por meio de divulgações nas redes sociais, site oficial e da distribuição de materiais informativos, os CCPLs de Barueri compartilham orientações precisas, a fim de alcançar toda a população. Nas unidades, as profissionais que atuam na equipe psicossocial orientam, acolhem e direcionam toda a população a respeito da necessidade de cuidar do seu corpo e da mente.
Mantidos pela prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social - SADS, em parceria com o Instituto Ânima, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri oferecem mais de trinta opções de cursos e atividades gratuitas, além de atendimento psicossocial, feito por psicólogas e assistentes sociais. Para mais informações, entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 4382-4684.