Durante todo o mês de setembro, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer - CCPL Barueri promoveram ações conscientização em apoio à campanha ‘Setembro Amarelo’, com destaque para as rodas de conversa e orientações promovidas pela equipe psicossocial em todas as unidades.
De forma dinâmica, as psicólogas Emilaine Justus e Fabiana Zucoli, em parceria com as assistentes sociais Lilia Vasconcelos e Nilda Mota, abordaram temas relacionados à saúde mental e bem-estar, ressaltando a importância dos sinais de alerta de doenças como a depressão e ansiedade, como forma de prevenção ao suicídio.
Além disso, as profissionais destacaram a importância de acolher, apoiar e ouvir pessoas que estão enfrentando algum tipo de problema, bem como os locais ideais para auxiliar as pessoas que estejam passando por dificuldades. Toda a equipe se colocou à disposição para atender aos munícipes, oferecendo um espaço para conversarem e buscarem acolhimento e encaminhamento sempre que necessário.
A iniciativa teve o objetivo foi conscientizar a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. O momento serviu também para ressaltar entre os participantes a necessidade de se ter um olhar mais acolhedor com o próximo, atentando para aqueles que precisam de ajuda e apoio.
SERVIÇO
A equipe psicossocial do CCPL Barueri está sempre disponível para acolher e orientar os munícipes, inclusive oferecer o encaminhamento especializado, caso seja necessário. Nas redes sociais, este trabalho é divulgado utilizando a hashtag #EstamosAqui, visando ajudar um público maior. Para agendar um horário, basta enviar um e-mail para psico@animainstituto.org.br ou entrar em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU pelo WhatsApp (11) 4382-4684.
Entre locais onde também pode ser buscada ajuda, temos os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS; os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS ou nas Unidades Básicas de Saúde – UBS
https://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-de-saude/atendimento-saude.
Existe também o Centro de Valorização da Vida – CVV, onde é possível conversar de forma anônima com um voluntário. Basta ligar para o telefone 188. O serviço é gratuito e funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou conversar pelo chat, através do site
www.cvv.org.br.