“Circo no CCPL”: Espetáculo circense encantou o público com arte, emoção e cultura no CCPL João Ricardo Pelúcio Rosa
O espetáculo de circo reuniu alunos, familiares e munícipes em uma noite marcada por apresentações encantadoras
Por CCPLBarueri - Publicado em 04/04/2025
No dia 04 de abril, o CCPL João Ricardo Pelúcio Rosa foi palco de um evento mágico e cheio de emoção. O evento envolveu o público com performances dinâmicas e cheias de energia. Alguns dos munícipes que estavam no local se encantaram com o espetáculo e quiseram deixar um depoimento sobre o que acharam do evento.
“É um processo de evolução, né? E como o circo desenvolve as crianças... A minha filha está aqui há três anos fazendo circo, começou no Circo Baby, e dá pra sentir a evolução dela ao longo desse período. Ela começou meio tímida, e agora já começa a se apresentar mais, né? Com essa evolução, ela gosta de participar, fica muito mais à vontade, ela gosta da equipe do CCPL, gosta dos professores. Então, dá pra ver o quanto o jovem muda — uma mudança desde pequenininha, né? Vai evoluindo conforme vai crescendo.” Compartilhou Shirley de Almeida Santos Carvalho, uma das mães das alunas de circo.
Em seguida, o palco foi tomado por uma atmosfera de encantamento e emoção. A professora Nicole Belo de Oliveira protagonizou uma performance marcante, que combinou técnicas de dança, expressão corporal e teatro físico de forma harmoniosa. Movendo-se com leveza e precisão, ela conduziu o público por uma jornada sensorial intensa, explorando diferentes níveis do espaço e utilizando elementos cênicos usando uma cadeira não apenas como apoio, mas como extensão de seu corpo e da narrativa apresentada. Sua performance transmitiu mensagens sutis por meio dos gestos, ora delicados, ora intensos, que revelaram força e poesia em cada movimento. A trilha sonora, a iluminação e a ambientação contribuíram para criar um clima envolvente, tornando cada instante memorável. Ao final, o público, visivelmente tocado, respondeu com aplausos de pé, reconhecendo a potência artística e emocional do momento.
Logo após, alunos e alunas do curso de circo se apresentaram no tecido aéreo, realizando manobras impressionantes em queda livre, com segurança e muita técnica.
“Teve um momento em que a minha sobrinha subiu no tecido, no momento em que ela fez todo o percurso de soltar as mãos, a forma segura como ela executou cada exercício, cada parte do que foi treinado, e a segurança que ela demonstrou mesmo para realizar tudo aquilo… passou pra gente a sensação de que, nossa, ela está pronta, ela chegou aqui sem saber absolutamente nada, mas evoluiu de uma forma muito grandiosa. Então, por mais que cada manobra traga um susto, também traz uma felicidade imensa de ver o quanto ela cresceu e se desenvolveu. Uma criança que era absolutamente tímida, agora está na frente de uma plateia gigantesca fazendo coisas incríveis. É um mix de sentimentos que não dá pra explicar. Compartilhou Sara Alves, tia de uma das alunas de circo.
Ao final, todos reforçaram a importância de um curso de circo gratuito e acessível como o que é oferecido no CCPL.
“O projeto é fantástico, então, assim, vocês estão proporcionando um benefício muito grandioso, uma oportunidade, eu não tive essa oportunidade na minha infância. Minhas brincadeiras eram no dia a dia, em casa, brincando na rua. E se desenvolver assim, tendo um espaço que permite às crianças crescerem de forma segura, é fantástico. Então, não tenho nenhuma crítica, na verdade, é só elogiar o trabalho que tem sido desempenhado, porque tem sido realmente fantástico. Eu tenho visto o quanto a minha sobrinha tem evoluído. Então, se as outras crianças que estão com ela, as outras pessoas que participam, estão tendo o mesmo empenho, eu tenho certeza de que o desenvolvimento transcende aquilo que é o exercício em si, a parte do circo, porque vem promovendo o crescimento em todos os aspectos da vida dela como um todo. E se essa transformação de dentro para fora tem acontecido na vida dela, e ela tem prazer em estar aqui, tenho plena convicção de que, na vida de outras pessoas, de outras famílias, também tem acontecido.” Compartilhou Sara.
“Ah, representa uma evolução, né? Representa uma esperança de um futuro melhor, de mais conhecimento, é um espaço que é aberto para todo mundo, é um espaço que convida a todos. Já vi nos cursos que não são só crianças, tem adultos também, jovens, então, é um espaço que acaba contemplando todo mundo e que traz toda essa dedicação para o pessoal. Dá para as crianças evoluírem, para os jovens também terem experiências, dá para o pessoal se dedicar bastante.” Finalizou Shirley.
No CCPL João Ricardo Pelúcio Rosa, o espetáculo de circo virou cenário para reflexo do crescimento, da dedicação. Em cada aplauso, olhar atento e coração acelerado, nasceu algo maior: oportunidades. Constrói-se um futuro mais humano, criativo e cheio de possibilidades. O circo, com sua magia, técnica e emoção, não apenas encantou ele transformou.