CCPL Barueri

Capacitação Profissional Lazer

Centros de Capacitação Profissional Lazer

‘Maio Amarelo’: CCPLs de Barueri promoveram ações de conscientização sobre segurança e prevenção de acidentes no trânsito

O intuito foi alertar a todos sobre as formas de prevenir e reduzir os acidentes de trânsito



Por CCPLBarueri - Publicado em 30/05/2022

‘Maio Amarelo’: CCPLs de Barueri promoveram ações de conscientização sobre segurança e prevenção de acidentes no trânsito
A campanha ‘Maio Amarelo’ foi criada em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo. Cientes da importância deste tema, durante o mês de maio, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri promoveram ações para conscientizar a população sobre segurança no trânsito, em suas seis unidades, contribuindo, assim para a prevenção do número de acidentes.

Segundo levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo - Infosiga-SP, foram registrados, em média, 118 acidentes de trânsito por dia no ano passado. De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde - OMS, em todo o mundo, os acidentes de trânsito são responsáveis por 12% do total de mortes, sendo a terceira causa mais frequente de óbitos de pessoas da faixa etária de até 40 anos de idade.

Com atitudes simples, cada um pode fazer um pouco para diminuir o número de acidentes de trânsito. Por isso, ao longo do mês, a equipe psicossocial do CCPL Barueri compartilhou orientações importantes sobre esse assunto para alunos e munícipes através de rodas de conversa. Também tivemos divulgações nas redes sociais, site oficial e distribuição de materiais informativos, envolvendo a participação ativa dos colaboradores, professores e alunos.

O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação
Respeitar as leis de trânsito também é um ato de respeito à vida. Nesse sentido, tanto os pedestres como os condutores têm sua responsabilidade para evitar os acidentes viários e garantir a segurança de todos. Confira a seguir algumas atitudes que podem salvar vidas:

Aos condutores
Utilize sempre o cinto de segurança;
Confira se todos os passageiros do veículo estão utilizando o cinto de segurança;
Não utilize o celular quando estiver dirigindo;
Respeite a sinalização de trânsito e os limites de velocidade;
Mantenha uma distância segura em relação ao veículo da frente;
Transporte crianças no banco traseiro, com cinto de segurança ou cadeiras especiais.

Aos pedestres
Veja e seja visto pelos condutores de veículos;
Caminhe sempre pela calçada e longe do meio-fio;
Tome cuidado com portões e garagens;
Atravesse sempre na faixa de pedestres e, onde não houver, atravesse longe das esquinas, sempre em linha reta;
Evite o uso de celulares e fones de ouvido enquanto estiver caminhando, mantenha-se atento.















OUTRAS NOTÍCIAS