CCPL Barueri

Capacitação Profissional Lazer

Centros de Capacitação Profissional Lazer

CCPL do Parque Imperial realizou atividade em homenagem ao ‘Dia do Índio’ durante aula de Reforço Escolar

De forma criativa, a educadora explicou aos alunos sobre a história e trajetória dos povos indígenas, trabalhando conceitos como valorização e preservação da memória



Por CCPLBarueri - Publicado em 19/04/2022

CCPL do Parque Imperial realizou atividade em homenagem ao ‘Dia do Índio’ durante aula de Reforço Escolar
O CCPL ‘Hercília da Silva Barbosa’, localizado no bairro Parque Imperial, promoveu uma atividade extra temática muito especial para homenagear o ‘Dia do Índio’, oficialmente celebrado no dia 19 de abril. A data foi escolhida porque, em 1940, nesse dia foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que reuniu líderes indígenas de diferentes regiões do continente americano, que teve o objetivo de discutir propostas para zelar pelos direitos dos povos indígenas.

Ciente da importância e representatividade desta data, a professora Elizete Rodrigues, responsável por conduzir as aulas do curso de Reforço Escolar na unidade, abordou o tema de forma lúdica com sua turma. No dia, a educadora explicou aos alunos mais sobre a história e trajetória dos povos indígenas, abordando aspectos culturais, hábitos e costumes.

Em seguida, a professora auxiliou a turma durante a confecção de uma maquete, cujo tema proposto deveria representar a mudança nas aldeias indígenas, ilustrando como eram antes e como são atualmente. Com muita criatividade, os alunos fizeram belas criações, utilizando materiais como papelão, isopor, papel eva, folhas de árvores e tintas guache coloridas.

Além de promover aprendizados importantes, celebrar o ‘Dia do Índio’ incentiva a preservação da memória e propõe reflexões fundamentais nas instituições educacionais, sociais e entre a população de modo geral. O intuito é colocar em pauta conceitos como valorização, respeito, representatividade, inclusão e igualdade de direitos e oportunidades.








OUTRAS NOTÍCIAS