Equipe Psicossocial dos CCPL’s realiza atendimentos e rodas de conversa a distância

As profissionais também oferecem assistência e atendimento a distância ou presencial, mediante agendamento, compondo uma rede de apoio e orientação



Por CCPLBarueri - Publicado em 29/01/2021

Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri contam com o apoio e assistência de profissionais qualificadas para atender às necessidades de alunos e munícipes. Trata-se da equipe psicossocial, formada pelas psicólogas Emilaine Justus e Fabiana Zucoli e pelas assistentes sociais Lilia Vasconcellos e Nilda Mota, que têm se empenhado para continuar atendendo a população durante este período de isolamento social.

Desde o início da pandemia de COVID-19, o acolhimento realizado pela equipe passou a ser feito através do atendimento telefônico, no qual as profissionais conversam com os munícipes e escutam atentamente suas necessidades, orientando e fazendo os devidos encaminhamentos conforme a necessidade. Já o atendimento presencial acontece mediante agendamento, sempre seguindo as medidas de prevenção a COVID-19.

Além do atendimento, acolhimento e assistência, a equipe psicossocial costuma trabalhar ao longo do ano com rodas de conversa com alunos, professores e munícipes, abordando temas transversais e campanhas voltadas à promoção da saúde, qualidade de vida e bem estar, como ‘Janeiro Branco’, ‘Setembro Amarelo’, ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’.

É importante lembrar que, antes da pandemia, as rodas de conversa aconteciam nas quatro unidades dos CCPL’s, com orientações, distribuição de folhetos informativos e momentos de troca de experiência entre os participantes, porém, com o distanciamento social, a equipe psicossocial precisou se reinventar e, atualmente esse trabalho acontece em parceria com a equipe de comunicação dos CCPL's, de forma online pelas redes sociais, site, telefone e aplicativos de reuniões online, como o Zoom.

Neste mês, por exemplo, a equipe psicossocial voltou sua atenção para a campanha ‘Janeiro Branco’ que visa falar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Nossas profissionais ressaltam que, o atual momento em que vivemos, com a pandemia de COVID-19, reforçar a importância dos cuidados com a saúde psicológica e emocional da população é fundamental.

SERVIÇO

A equipe psicossocial dos CCPL’ está disponível para acolher e orientar os munícipes, inclusive oferecer o encaminhamento especializado, caso seja necessário. Nas redes sociais, este trabalho é divulgado utilizando a hashtag #EstamosAqui, visando ajudar um público maior.

Para agendar um horário, basta ligar em uma de nossas unidades: CCPL Engenho Novo (11) 4382-8358 ou 4382-8360; CCPL Parque dos Camargos (11) 4382-7285 ou 4382-7239; CCPL Jardim Paraíso (11) 4382-4683 e CCPL Parque Imperial (11) 4382-7363. Ou enviar um e-mail para psico@animainstituto.org.br.

Para mais informações entre em contato com o Sistema de Atendimento ao Usuário – SAU pelo telefone (11) 4382-4684.






OUTRAS NOTÍCIAS