Fevereiro é o mês do combate ao alcoolismo e os CCPL’s de Barueri abraçam essa causa

Com o apoio de uma equipe de psicólogas e assistentes sociais, durante todo o mês os CCPL’s promovem ações de combate e prevenção à doença



Por CCPLBarueri - Publicado em 17/02/2021

Fevereiro é o mês do combate ao alcoolismo e os CCPL’s de Barueri abraçam essa causa
O mês de fevereiro é considerado o mês do combate ao alcoolismo e tem mobilizado instituições públicas, privadas, filantrópicas e religiosas em todo o país com ações de combate e prevenção à essa doença. Todos os anos, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri abraçam essa causa por meio do trabalho da equipe psicossocial nas unidades e das ações desenvolvidas nas redes sociais e site.

O alcoolismo é uma doença crônica caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, condicionado pela dependência, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência quando a mesma é retirada. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, o uso nocivo do álcool é responsável por cerca de 3,3 milhões de mortes por ano, sendo que 25% das mortes correspondem a pessoas com idades entre 20 e 39 anos.

Mensalmente, as psicólogas e assistentes sociais dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri realizam ações de prevenção e conscientização em prol desta e de outras campanhas através das “Rodas de Conversa”. Mas, por causa da pandemia, atualmente este trabalho está sendo realizado à distância, através do aplicativo Zoom – www.zoom.us – e com o apoio da equipe de comunicação dos CCPL’s, que fazem a divulgação dessas campanhas nas redes sociais e site.

A “Roda de Conversa” deste mês abordará o tema “Dependência Química” e contará com a presença das psicólogas e assistentes sociais dos CCPL’s, alunos, professores, munícipes e convidados. É uma ação online e aberta para qualquer pessoa participar. Por isso, convide seus amigos e familiares e venha compartilhar conosco suas ideias. Esperamos por você!

SOBRE O ALCOOLISMO

É importante estar atento a alguns sinais que indicam que o consumo do álcool pode se tornar uma doença. Tais como:

• Compulsão pelo consumo de álcool
• Dificuldade de controlar o comportamento após o consumo
• Abstinência física ao cessar o consumo
• Desenvolvimento de tolerância ao álcool
• Abandono de prazeres e interesses em favor do uso do álcool
• Persistência no uso mesmo após graves consequências

Se você sofre com essa doença ou conhece alguém que precisa de ajuda, procure a equipe psicossocial dos CCPL’s. Agende um horário através do Sistema de Atendimento ao Usuário - SAU pelo telefone (11) 4382-4684. Ou envie um e-mail para psico@animainstituto.org.br. #EstamosAqui






OUTRAS NOTÍCIAS