CCPL Barueri

Capacitação Profissional Lazer

Centros de Capacitação Profissional Lazer

Mês da Mulher: CCPL Barueri abraça a causa da campanha ‘Março Lilás’ em prevenção ao câncer de colo de útero

Ciente da importância e seriedade do assunto, o CCPL Barueri promove ações em apoio à campanha, a fim de conscientizar toda a população acerca dos cuidados com a saúde da mulher



Por CCPLBarueri - Publicado em 07/03/2022

Mês da Mulher: CCPL Barueri abraça a causa da campanha ‘Março Lilás’ em prevenção ao câncer de colo de útero
O mês em que é celebrado o ‘Dia Internacional da Mulher’ – oficialmente comemorado no dia 8 de março – também é dedicado à campanha ‘Março Lilás’, em prevenção ao câncer de colo de útero. Em apoio à campanha, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri abraçam essa causa, a fim de alertar e conscientizar toda a população, principalmente o público feminino acerca dos cuidados com a saúde.

O câncer de colo uterino é o terceiro tipo de tumor maligno mais frequente entre a população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal. Trata-se de uma doença que leva anos para se desenvolver e em sua fase inicial pode não apresentar sintomas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano passado 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês.

No mundo, estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina esteja infectada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), que é o principal causador deste tipo de câncer. Os diversos subtipos do papilomavírus humano são sexualmente transmissíveis e podem infectar a pele e mucosas, causando lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Existem mais de 200 tipos de HPV, mas somente 14 podem causar câncer.

Fatores de risco

Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais;
Tabagismo;
Má higiene íntima;
Início precoce das atividades sexuais;
Múltiplos parceiros na vida sexual.

Formas de prevenção

A vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais;

O uso de preservativo durante a relação sexual, diminui o risco de contágio pelo HPV, que também é sexualmente transmissível;

O exame Papanicolau é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces e identificar a doença em seu estágio inicial. Este exame deve ser feito periodicamente por todas as mulheres, após o início da vida sexual.

Não deixe para amanhã! Cuide da sua saúde hoje! A prevenção é um gesto de amor à vida.

Ações do CCPL Barueri

Periodicamente, os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL Barueri promovem ações de conscientização à população, apoiando campanhas voltadas à saúde e ao bem-estar. Por meio de divulgações nas redes sociais, site oficial e da distribuição de materiais informativos, os CCPLs de Barueri compartilham orientações precisas, a fim de alcançar um maior número de pessoas.

As psicólogas e assistentes sociais que integram a equipe psicossocial do CCPL Barueri orientam, acolhem, direcionam e encaminham todos os munícipes que buscam por auxílio. As profissionais também fazem esse trabalho de orientação por meio de rodas de conversa com os alunos e pausas entre as aulas seguindo o tema da campanha do mês. Elas também estão sempre disponíveis para prestar esclarecimentos aos munícipes.






OUTRAS NOTÍCIAS