Mês do Trabalhador: 1º de Maio, Dia do Trabalho

Uma data comemorativa internacional, celebrada no dia 1 de maio em quase todos os países do mundo



Por CCPLBarueri - Publicado em 01/05/2021

Mês do Trabalhador: 1º de Maio, Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho, ou do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, celebrada no dia 1 de maio em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles. E para homenagear esta data tão importante, o CCPL Barueri escolheu uma releitura da famosa foto ‘Lunch Atop a Skyscraper’ (‘Almoço no arranha-céu’, em tradução livre), registrada na cidade de Nova York em 1932. Uma forma leve de relembrar como era o trabalho antigamente e as origens das conquistas que a classe trabalhadora realizou ao longo dos anos.

Esta data remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas diárias, para oito horas. Durante a manifestação houve confrontos com a polícia, resultando em prisões e mortes de trabalhadores.

Este acontecimento serviria de inspiração para muitas outras manifestações que se seguiriam. Estas lutas operárias não foram em vão. Os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho e também estão sancionados por Constituições.






OUTRAS NOTÍCIAS